• Sobre
  • FAQ
  • Política
  • Cookies
  • Contato
Newsletter
Modelo 03
Publicidade
  • Home
  • Bitcoin
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Economia
  • Brasil
  • Blockchain
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Bitcoin
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Economia
  • Brasil
  • Blockchain
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Modelo 03
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Publicidade Publicidade Publicidade
Home Notícias

Cacau Show, O Boticário, Market4u e outras grandes redes: quanto custa abrir uma franquia?

Our Money Por Our Money
março 21, 2025
Dentro Notícias
0
cacau-show,-o-boticario,-market4u-e-outras-grandes-redes:-quanto-custa-abrir-uma-franquia?
189
COMPARTILHARAM
1.5k
VIZUALIZARAM
Postar no FacebookTwitterWhatsApp
Publicidade
PUBLICIDADE

Related articles

exportadores-querem-incluir-cafe-na-lista-de-excecoes-dos-eua

Exportadores querem incluir café na lista de exceções dos EUA

julho 31, 2025
alckmin:-produtos-isentos-foram-resultado-de-‘longa-conversa’-com-membros-do-governo-dos-eua

Alckmin: produtos isentos foram resultado de ‘longa conversa’ com membros do governo dos EUA

julho 31, 2025

O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 13,5% no ano passado, alcançando R$ 273,08 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Recentemente, a ABF também divulgou o Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias do País, com a Cacau Show liderando entre as franquias e o Market4u entre as microfranquias. Com um mercado em plena expansão, você já se perguntou quanto custa abrir uma franquia de uma grande rede? Qual o tempo médio do retorno do investimento? Quais são os requisitos necessários?

Saiba, a seguir, como se tornar franqueado de algumas das maiores redes de franquias e microfranquias do Brasil.

Franquias

Cacau Show

Crédito: Divulgação

A Cacau Show lidera, pelo terceiro ano consecutivo, a lista das maiores franqueadoras do Brasil, segundo a ABF. Com 507 novas unidades em 2023, a marca busca aumentar a participação de multifranqueados de 60% para 70% em 2025.

A rede oferece diferentes modelos de franquia com investimentos a partir de R$ 64,9 mil e retorno estimado entre 12 e 24 meses. Entre as opções, há lojas tradicionais e compactas, além de quiosques e contêineres, cada um adequado a diferentes perfis de empreendedores e espaços comerciais. O faturamento anual pode chegar a R$ 1,4 milhão, dependendo do formato escolhido.

Para se tornar franqueado, o primeiro passo é realizar um cadastro no site da Cacau Show. Em seguida, o candidato participa de uma reunião de apresentação dos modelos de negócio e passa por uma análise individual para avaliar seu perfil e a viabilidade do ponto comercial desejado. Caso o local seja aprovado por um comitê interno, a empresa realiza uma visita técnica e apresenta um business plan detalhado. Com a aprovação final, o franqueado inicia o processo de implantação e treinamento. O prazo entre a aprovação do ponto e a inauguração da unidade varia de 60 a 90 dias.

O Boticário

Crédito: Divulgação

A marca de cosméticos O Boticário figura na vice-liderança entre as maiores franquias no ranking da ABF. A empresa encerrou 2024 com 3.746 operações.

Existem franquias no modelo de lojas de rua e quiosques, localizados em diversos tipos de empreendimentos, como shoppings e aeroportos. Tornar-se um franqueado da marca requer a participação em um processo de seleção.

A franqueadora exige experiência mínima de 12 meses no varejo, formação em gestão ou área relacionada e disponibilidade para administrar a unidade conforme os padrões da marca. Após atender a esses requisitos, o interessado deve preencher um formulário com seus dados pessoais, formação acadêmica e experiência profissional. A empresa analisa o perfil do candidato, incluindo sua localidade e situação financeira, antes de aprová-lo como franqueado.

Para abrir uma loja do O Boticário, é necessário realizar um investimento a partir de R$ 90 mil, além da taxa de utilização da marca, que é de R$ 45 mil. O prazo de retorno varia entre 18 e 36 meses.

McDonald’s

Crédito: Divulgação

O McDonald’s é a maior rede de fast-food do País e a terceira maior rede de franquias, segundo o ranking da ABF, com 2.704 unidades. Mas como se abri e quanto custa uma franquia do McDonald’s?

A rede de restaurantes é operada pela master franqueadora Arcos Dorados, responsável pela marca na América Latina e no Caribe. Para abrir uma unidade, é necessário um investimento a partir de R$ 2,67 milhões, com um período de retorno estimado em cerca de 60 meses.

O McDonald’s opera nos modelos drive-thru, lojas e quiosques de shopping. Os interessados devem entrar em contato por um e-mail disponível no site da marca, onde terão acesso a um questionário de compatibilidade de perfil. Após todo o processo de seleção, que inclui entrevistas e treinamento, o candidato aprovado poderá iniciar a operação da loja.

Colchões Ortobom

Crédito: Reprodução

A 4ª maior rede de franquias do Brasil, segundo o levantamento da ABF, é a Colchões Ortobom. Em 2024, a marca fechou o ano com 2.387 lojas franqueadas.

O faturamento mensal é de R$ 40 mil a R$ 80 mil por loja de rua e de R$ 150 mil a R$ 300 mil nas franquias de shopping. Para abrir uma unidade, é necessário um investimento médio inicial de R$ 1 mil por m² e um capital de giro mínimo de R$ 30 mil. O retorno do investimento varia de 12 a 18 meses.

Para fazer parte da rede de franquias, é necessário preencher um formulário disponível no site da marca, com informações básicas, e aguardar o contato.

Lubrax+

Crédito: Reprodução

Saltando da 6ª posição em 2023 para a 5ª em 2024, a Lubrax+ conta com quase 1.700 unidades franqueadas no País.

A rede possui uma taxa de franquia única de R$ 18.900, com uma taxa de royalties de 5% do faturamento bruto mensal e uma taxa de fundo de marketing de 1% do faturamento bruto mensal. O prazo de retorno do investimento varia de 24 a 36 meses.

A Lubrax+ conta com um sistema exclusivo de automação, o Lubrax+ System, que permite ao franqueado gerenciar toda a operação de sua unidade. A rede disponibiliza em seu site um formulário para os candidatos que desejam se tornar franqueados da marca.

Microfranquias

Market4u

Crédito: Divulgação

Na categoria de microfranquias, o Market4u lidera. De acordo com o ranking da ABF, a rede, que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e espaços comerciais, conta com mais de 2.185 unidades.

Mas quanto custa abrir uma franquia da Market4u? Para obter uma franquia da rede líder na categoria de microfranquias, é necessário um investimento inicial a partir de R$ 80 mil para a abertura da primeira loja, incluindo estoque inicial, equipamentos e câmeras. Esse valor também cobre a taxa de franquia para mais quatro lojas, além da primeira unidade.

Para abrir um minimercado autônomo, a área mínima necessária é de 3 m². O tempo de contrato é de cinco anos.

O prazo de retorno do investimento varia entre 16 e 24 meses, com um faturamento médio mensal de R$ 10 mil a R$ 15 mil por unidade e R$ 100 mil por franqueado com múltiplas lojas. O lucro médio mensal é de 15% sobre o faturamento bruto.

Prudential

Crédito: Reprodução

A seguradora de vida Prudential ocupa a segunda posição no ranking de microfranquias da ABF, com 1.986 franquias em 2024.

Abrir uma franquia da Prudential requer um investimento a partir de R$ 45 mil, sem a necessidade de aquisição de um ponto físico. O período de retorno é de até seis meses.

A rede oferece capacitação aos franqueados para que possam planejar e oferecer soluções personalizadas com base nas necessidades dos clientes. Além disso, conta com master franquias que fornecem suporte e acompanhamento no desenvolvimento dos negócios dos empresários franqueados.

Seguralta

Crédito: Reprodução

Com um faturamento anual de até R$ 2 milhões por franqueado, a Seguralta é a terceira maior rede de microfranquias do País, operando com 1.779 unidades no Brasil.

O investimento inicial varia conforme o modelo de franquia: a modalidade home office exige um investimento a partir de R$ 40 mil, com retorno a partir de sete meses, enquanto o modelo office requer um investimento a partir de R$ 70 mil, com retorno a partir de 12 meses. A rede oferece programas de incentivo e acesso a uma universidade corporativa para capacitação dos franqueados.

O faturamento médio mensal na modalidade home office é de R$ 15 mil, com um lucro médio de R$ 8 mil por mês. No modelo office, o faturamento médio mensal é de R$ 24 mil, com lucro de R$ 13 mil.

Na modalidade basic, o investimento inicial é a partir de R$ 75 mil, com faturamento médio mensal de R$ 24 mil. Já no modelo standard, o investimento é a partir de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil. Todas as informações sobre como se tornar um franqueado ficam disponíveis no site da Seguralta.

Kumon

Crédito: Reprodução

Figurando na quarta posição entre as maiores microfranquias do País, a Kumon conta com mais de 1.550 operações.

Para abrir uma unidade da rede, é necessário ter identificação com a área de educação, formação universitária e conhecimento básico de matemática e português, sendo desejável também o conhecimento em inglês.

O investimento inicial é a partir de R$ 50 mil. A Kumon não cobra taxa de publicidade, e os materiais didáticos são fornecidos sem custos para uso dos alunos. O prazo de retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses. A rede de educação disponibiliza uma página em seu site com todas as informações sobre como se tornar um franqueado.

É Seguro Corretora

Crédito: Reprodução

Fechando o top 5 das maiores microfranquias no ranking da ABF, a É Seguro Corretora conta atualmente com 1.048 operações pelo Brasil.

O investimento mínimo é a partir de R$ 9.990, com prazo de retorno entre 3 e 18 meses. A rede atua em mais de 20 segmentos, incluindo seguros, consignados e consórcios, entre outros. Ela oferece três modelos de franquia: Loja Comercial, Home Office com um segmento e Home Office com todos os segmentos.

O cadastro para se tornar um franqueado da É Seguro Corretora pode ser realizado no site da companhia. A rede disponibiliza suporte e treinamentos para seus franqueados.

Mas por que abrir uma franquia?

Para 2025, a ABF projeta um aumento de 8% a 10% no faturamento do setor. De acordo com Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, o modelo de franquia permite um crescimento acelerado e com menor necessidade de capital próprio, já que o investimento na abertura das unidades é feito pelos franqueados.

A executiva destaca três principais benefícios ao abrir uma franquia:

  • Maior capilaridade, permitindo a abertura de várias unidades em um curto período, acelerando a expansão;
  • Maior visibilidade da marca, fortalecendo seu posicionamento no mercado e aumentando seu valor;
  • Redução do investimento próprio da empresa na expansão, uma vez que os maiores aportes são feitos pelos franqueados.

Antes de assinar um contrato para a abertura de uma franquia, é necessário fazer uma análise detalhada do negócio. Lyana explica que o sistema de franquias oferece diversas vantagens, mas também exige comprometimento e cumprimento de normas legais.

“O franqueado, por exemplo, tem a responsabilidade de preservar a reputação da marca e seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora”, diz.

Não se pode escolher uma rede franqueadora apenas pelo prestígio de mercado. Segundo a CEO do Grupo Bittencourt, é fundamental “analisar os números do negócio, a qualidade do suporte oferecido pela franqueadora e a experiência de outros franqueados antes de tomar a decisão final”.

Segmentos mais promissores para 2025

De acordo com Lyana, o segmento de alimentação tem ganhado relevância nos últimos anos, assim como os de entretenimento e lazer e estética e bem-estar.

Ela também destaca o segmento de serviços especializados, que vem crescendo significativamente. “Eles oferecem, por exemplo, reparos de roupas, uma necessidade crescente com as compras de vestuário online. Também estão ganhando força as lavanderias automatizadas e as empresas de reparos residenciais”, conta.

Imagens: Envato, Divulgação e Reprodução

Publicidade
PUBLICIDADE
Compartilhar76Tweet47EnviarEnviar
Publicidade
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

exportadores-querem-incluir-cafe-na-lista-de-excecoes-dos-eua

Exportadores querem incluir café na lista de exceções dos EUA

Por Our Money
julho 31, 2025
0

O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) defende a inclusão do café na lista de produtos brasileiros que vão ficar...

alckmin:-produtos-isentos-foram-resultado-de-‘longa-conversa’-com-membros-do-governo-dos-eua

Alckmin: produtos isentos foram resultado de ‘longa conversa’ com membros do governo dos EUA

Por Our Money
julho 31, 2025
0

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira, 31, que...

havanna-une-heladeria-e-cafeteria-em-primeira-loja-hibrida-da-rede

Havanna une heladeria e cafeteria em primeira loja híbrida da rede

Por Our Money
julho 30, 2025
0

A Havanna inaugurou sua primeira loja no novo formato híbrido de heladeria e cafeteria. A unidade está localizada no Bella...

suco-de-laranja:-tarifa-dos-eua-pode-causar-perdas-de-ate-r$-4,3-bilhoes,-afirma-citrusbr

Suco de laranja: tarifa dos EUA pode causar perdas de até R$ 4,3 bilhões, afirma CitrusBR

Por Our Money
julho 30, 2025
0

A tarifa de 50% sobre o suco de laranja brasileiro, prevista para entrar em vigor na próxima sexta-feira, 1º, poderá...

julien-pascal-francois-imbert-e-eleito-novo-cfo-e-diretor-de-relacoes-com-investidores-da-gol

Julien Pascal François Imbert é eleito novo CFO e diretor de Relações com Investidores da Gol

Por Our Money
julho 29, 2025
0

A Gol informou nesta terça-feira, 29, que seu conselho de administração aprovou a eleição de Julien Pascal François Imbert como...

Carregar Mais
  • TENDÊNCIA
  • + LIDAS
  • ÚLTIMAS
bauducco-fortalece-dia-do-s’more-no-brasil-em-collab-com-a-fini-em-cafeterias-e-emporios

Bauducco fortalece Dia do S’more no Brasil em collab com a Fini em cafeterias e empórios

agosto 11, 2024
varejista-argentina-todomoda-lanca-modelo-de-franquias-no-brasil

Varejista argentina TodoModa lança modelo de franquias no Brasil

outubro 10, 2023
frango-assado-aposta-em-hamburgueres-com-cortes-nobres-em-edicao-limitada

Frango Assado aposta em hambúrgueres com cortes nobres em edição limitada

março 28, 2025
fmi-eleva-para-3,1%-previsao-de-crescimento-para-brasil-em-2023

FMI eleva para 3,1% previsão de crescimento para Brasil em 2023

outubro 11, 2023
cnsaude-diz-nao-considerar-prazo-de-60-dias-para-negociacao-sobre-piso-da-enfermagem

CNSaúde diz não considerar prazo de 60 dias para negociação sobre piso da enfermagem

0
vale-compra-tres-locomotivas-eletricas-e-faz-parceria-para-uso-de-amonia-como-combustivel

Vale compra três locomotivas elétricas e faz parceria para uso de amônia como combustível

0
mercado-pago-anuncia-ex-bbb-gil-do-vigor-como-novo-embaixador

Mercado Pago anuncia ex-BBB Gil do Vigor como novo embaixador

0
projeto-do-instituto-a.yoshii-transforma-residuos-de-obras-em-objetos-de-decoracao

Projeto do Instituto A.Yoshii transforma resíduos de obras em objetos de decoração

0
oni-incorporadora-marca-presenca-no-360-experience,-em-itaipava-–-mercado-imobiliario

ONI Incorporadora marca presença no 360 Experience, em Itaipava – Mercado Imobiliário

setembro 25, 2025
numero-de-trabalhadores-por-aplicativo-cresceu-170%-em-10-anos,-diz-bc

Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos, diz BC

setembro 25, 2025
galeao-deve-chegar-a-30-milhoes-de-passageiros-em-3-anos,-diz-ministro

Galeão deve chegar a 30 milhões de passageiros em 3 anos, diz ministro

setembro 25, 2025
industria-do-cafe-preve-alta-de-ate-15%-nos-precos-nos-proximos-dias

Indústria do café prevê alta de até 15% nos preços nos próximos dias

setembro 24, 2025
Modelo 03

Nosso foco e objetivo estão em trazer informações complexas de forma simples de ler. Dessa forma, a ideia é não somente informar, mas também educar seus leitores ao longo dessa parceria.

Principais Tópicos

  • Economia
  • Mercado
  • Negócios
  • Notícias

Nuvem de Tags

Artigos Brasil ChatGPT Destaques Dicas E-commerce Economia Estratégia Inovação Investimento Mercado Negócios Notícias

Newsletter

  • Sobre
  • FAQ
  • Política
  • Cookies
  • Contato

© 2023 Mercado Valor - Feito por H. Eduardo Pessoa.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Bitcoin
  • Blockchain
  • Brasil
  • Economia
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Fale Conosco

© 2023 Mercado Valor - Feito por H. Eduardo Pessoa.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.