• Sobre
  • FAQ
  • Política
  • Cookies
  • Contato
Newsletter
Modelo 03
Publicidade
  • Home
  • Bitcoin
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Economia
  • Brasil
  • Blockchain
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Bitcoin
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Economia
  • Brasil
  • Blockchain
  • Fale Conosco
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Modelo 03
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Publicidade Publicidade Publicidade
Home Notícias

Como superar a redução do poder de compra no varejo

Our Money Por Our Money
julho 14, 2023
Dentro Notícias
0
como-superar-a-reducao-do-poder-de-compra-no-varejo
189
COMPARTILHARAM
1.5k
VIZUALIZARAM
Postar no FacebookTwitterWhatsApp
Publicidade
PUBLICIDADE

Encerramos o primeiro semestre de 2023 e um dos principais desafios que o setor do varejo passaria este ano, segundo especialistas, seria conseguir driblar a redução do poder de compra dos consumidores brasileiros. Em Mato Grosso, também nos deparamos com este mesmo desafio. Apesar do crescimento de alguns setores econômicos, como o agronegócio, que também impacta em nossa atividade, manter as vendas nos patamares que tínhamos anteriormente não tem sido uma tarefa fácil.

Uma pesquisa do Serasa mostrou que Mato Grosso está na lista dos cinco Estados com inadimplência acima de 50%, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas e Distrito Federal, respectivamente. É o pior índice apontado pela empresa que é referência em análises e informações para decisões de crédito.

Related articles

exportadores-querem-incluir-cafe-na-lista-de-excecoes-dos-eua

Exportadores querem incluir café na lista de exceções dos EUA

julho 31, 2025
alckmin:-produtos-isentos-foram-resultado-de-‘longa-conversa’-com-membros-do-governo-dos-eua

Alckmin: produtos isentos foram resultado de ‘longa conversa’ com membros do governo dos EUA

julho 31, 2025

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) também apontou, recentemente, que 87% dos brasileiros têm dívidas no cartão de crédito. São pessoas que ganham de 3 até mais de 10 salários mínimos. Como esperar que as vendas cresçam com tanta inadimplência?

Publicidade
PUBLICIDADE

Para quem atua no varejo, é perceptível que o poder de compra dos consumidores no período pós-pandemia tenha reduzido substancialmente. A renda média em relação ao preço dos produtos não cresceu na mesma proporção. E, para tentar driblar esse descompasso, nós, da Casa Prado, estamos investindo cada vez mais no relacionamento com os clientes, especialmente nas lojas físicas.

Neste artigo, trago algumas das estratégias que estamos praticando para minimizar os impactos negativos da diminuição do poder de compra dos consumidores. Buscamos reforçar a experiência na loja física porque acreditamos que é lá que está o nosso diferencial. Os canais digitais continuam a crescer em popularidade, isso é fato, mas a loja física ainda tem um papel fundamental para as vendas.

Os consumidores buscam boas experiências e isso só é possível ali, presencialmente. Na loja eles podem interagir com os produtos e ter um atendimento cada vez mais personalizado. E como competimos com os canais digitais? Investindo em melhorias nessa experiência da loja física, criando um ambiente agradável e atraente para os clientes.

Temos o nosso serviço e-commerce também e que, inclusive, cresceu durante a pandemia. Reformulamos o nosso site para facilitar o atendimento digital mas, atualmente, notamos que os clientes estão interessados em ir até as lojas para provar os produtos antes de adquiri-los. Investir em relacionamento para que o cliente tenha uma conexão mais duradoura com a marca faz parte da missão do nosso grupo e pode ser uma boa estratégia para você também.

Se o ponto de venda é onde o show tem que acontecer, é fundamental investir em treinamentos das equipes. Transformar uma simples venda em uma experiência completa para o cliente requer das equipes um repertório sobre moda que vai desde os tecidos até estilos, tendências e qualidade. E isso só é possível com muito treinamento.

Na Casa Prado investimos em treinamento de alfaiataria, por exemplo. Ela é a cereja do bolo do nosso negócio. Não basta apenas fazer campanhas de marketing sem entregar um serviço de qualidade e acabamento impecável. Por isso, somos extremamente criteriosos com a alfaiataria, que permite aproveitar ainda mais a presença do cliente em nossas lojas.

Além dos treinamentos, focamos no relacionamento com todos os stakeholders, como fornecedores, clientes, colaboradores, gestores e diretoria, para garantir que tenham boas experiências e também tragam bons resultados para a empresa. Para isso, criamos um Conselho Consultivo que nos auxilia na estruturação dos projetos que desenvolvemos na empresa. Assim, conseguimos ser cada vez mais assertivos em nossas escolhas, pois aprendemos e utilizamos a expertise de profissionais do mercado que compõem o conselho.

Mesmo diante dos desafios impostos pela redução do poder de compra dos consumidores e das incertezas econômicas que estamos vivenciando atualmente, acredito que no varejo continuaremos buscando soluções criativas para enfrentar essas adversidades. Até o final deste ano será essencial mantermos um bom planejamento, com otimismo e perseverança, para que o nosso setor continue próspero e um importante gerador de emprego e renda para Mato Grosso.

Geraldo José Z. Prado é CEO da Casa Prado.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shuttersrtock

O post Como superar a redução do poder de compra no varejo apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Tags: ArtigosBrasilE-commerceEconomiaMercadoNegócios
Compartilhar76Tweet47EnviarEnviar
Publicidade
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

exportadores-querem-incluir-cafe-na-lista-de-excecoes-dos-eua

Exportadores querem incluir café na lista de exceções dos EUA

Por Our Money
julho 31, 2025
0

O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) defende a inclusão do café na lista de produtos brasileiros que vão ficar...

alckmin:-produtos-isentos-foram-resultado-de-‘longa-conversa’-com-membros-do-governo-dos-eua

Alckmin: produtos isentos foram resultado de ‘longa conversa’ com membros do governo dos EUA

Por Our Money
julho 31, 2025
0

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira, 31, que...

havanna-une-heladeria-e-cafeteria-em-primeira-loja-hibrida-da-rede

Havanna une heladeria e cafeteria em primeira loja híbrida da rede

Por Our Money
julho 30, 2025
0

A Havanna inaugurou sua primeira loja no novo formato híbrido de heladeria e cafeteria. A unidade está localizada no Bella...

suco-de-laranja:-tarifa-dos-eua-pode-causar-perdas-de-ate-r$-4,3-bilhoes,-afirma-citrusbr

Suco de laranja: tarifa dos EUA pode causar perdas de até R$ 4,3 bilhões, afirma CitrusBR

Por Our Money
julho 30, 2025
0

A tarifa de 50% sobre o suco de laranja brasileiro, prevista para entrar em vigor na próxima sexta-feira, 1º, poderá...

julien-pascal-francois-imbert-e-eleito-novo-cfo-e-diretor-de-relacoes-com-investidores-da-gol

Julien Pascal François Imbert é eleito novo CFO e diretor de Relações com Investidores da Gol

Por Our Money
julho 29, 2025
0

A Gol informou nesta terça-feira, 29, que seu conselho de administração aprovou a eleição de Julien Pascal François Imbert como...

Carregar Mais
  • TENDÊNCIA
  • + LIDAS
  • ÚLTIMAS
bauducco-fortalece-dia-do-s’more-no-brasil-em-collab-com-a-fini-em-cafeterias-e-emporios

Bauducco fortalece Dia do S’more no Brasil em collab com a Fini em cafeterias e empórios

agosto 11, 2024
varejista-argentina-todomoda-lanca-modelo-de-franquias-no-brasil

Varejista argentina TodoModa lança modelo de franquias no Brasil

outubro 10, 2023
frango-assado-aposta-em-hamburgueres-com-cortes-nobres-em-edicao-limitada

Frango Assado aposta em hambúrgueres com cortes nobres em edição limitada

março 28, 2025
fmi-eleva-para-3,1%-previsao-de-crescimento-para-brasil-em-2023

FMI eleva para 3,1% previsão de crescimento para Brasil em 2023

outubro 11, 2023
cnsaude-diz-nao-considerar-prazo-de-60-dias-para-negociacao-sobre-piso-da-enfermagem

CNSaúde diz não considerar prazo de 60 dias para negociação sobre piso da enfermagem

0
vale-compra-tres-locomotivas-eletricas-e-faz-parceria-para-uso-de-amonia-como-combustivel

Vale compra três locomotivas elétricas e faz parceria para uso de amônia como combustível

0
mercado-pago-anuncia-ex-bbb-gil-do-vigor-como-novo-embaixador

Mercado Pago anuncia ex-BBB Gil do Vigor como novo embaixador

0
projeto-do-instituto-a.yoshii-transforma-residuos-de-obras-em-objetos-de-decoracao

Projeto do Instituto A.Yoshii transforma resíduos de obras em objetos de decoração

0
leilao-do-tecon-10-de-santos-deve-ocorrer-entre-15-e-18-de-dezembro

Leilão do Tecon 10 de Santos deve ocorrer entre 15 e 18 de dezembro

setembro 22, 2025
haddad-preve-queda-dos-juros-“em-breve”-e-2026-“muito-melhor”

Haddad prevê queda dos juros “em breve” e 2026 “muito melhor”

setembro 22, 2025
mais-de-r$-15-bilhoes-ja-migraram-para-app-da-carteira-digital

Mais de R$ 15 bilhões já migraram para app da carteira digital

setembro 21, 2025
vendas-de-produtos-de-aluminio-crescem-3%;-exportacoes-caem-11%

Vendas de produtos de alumínio crescem 3%; exportações caem 11%

setembro 21, 2025
Modelo 03

Nosso foco e objetivo estão em trazer informações complexas de forma simples de ler. Dessa forma, a ideia é não somente informar, mas também educar seus leitores ao longo dessa parceria.

Principais Tópicos

  • Economia
  • Mercado
  • Negócios
  • Notícias

Nuvem de Tags

Artigos Brasil ChatGPT Destaques Dicas E-commerce Economia Estratégia Inovação Investimento Mercado Negócios Notícias

Newsletter

  • Sobre
  • FAQ
  • Política
  • Cookies
  • Contato

© 2023 Mercado Valor - Feito por H. Eduardo Pessoa.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Bitcoin
  • Blockchain
  • Brasil
  • Economia
  • Investimento
  • Mercado
  • Negócios
  • Fale Conosco

© 2023 Mercado Valor - Feito por H. Eduardo Pessoa.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.